Sempre tive essa duvida, como um feiticeiro lançaria uma bola de fogo em um alvo em um ambiente mal iluminado ou escuro?
Existe alguma regra em relação a luminozidade e magias?
Magias que tenham como alvo linha de visão, só podem ser conjuradas se o personagem estiver enxergando o alvo, precisaria passar no teste de percepçao pra identificar o alvo e entao poder conjurar.
Então a dificuldade do teste de percepção depende da quantidade de luminosidade do local. Completa escuridão é inapto certo?
Se o personagem estiver cego ou na escuridão completa, ele não é capaz de ver o alvo. Ele pode até saber onde o alvo está, mas não é capaz de ver o alvo de fato, e portanto não pode conjurar magias sobre ele - exceto no caso de magias que devem ser realizadas sobre o alvo, mas nesse caso o conjurador precisa estar perto o suficiente para toca-lo.
No caso de ambientes de baixa luminosidade, se o conjurador é capaz de ver o alvo - mesmo que apenas como um vulto - ele é capaz de conjurar a magia sobre ele. Se o alvo não está se escondendo, então não há necessidade de testes de percepção.
Claro, em meio à um combate, caso o conjurador não queira conjurar uma magia sobre o alvo errado, seria interessante ter certeza de quem é o alvo primeiro, o que exigiria um teste de percepção.
Você precisa estar logado para comentar.