Eu sei, eu geralmente sou o cara chato, que chega no tópico dos outros para criticar os conselhos deles e dar os meus, mas hoje é um dia diferente.
Os meus jogadores terminaram a ultima sessão praticamente na porta do que será o ultimo combate da campanha, então eu meio que sei que a próxima sessão vai ser 99% combate (com os jogadores trocando uma ideia com os vilões no inicio, but that's about it).
Como fazer um combate massa pra caramba, de preferencia longo, porém que não fique cansativo, chato ou repetitivo?
Bombardeiemem com os seus conhecimento!
É complicado de dar uma dica sem ter noção de várias coisas, o que é o inimigo, personalidade dele, etc. Mas a principal dica que eu posso dar que você já deve ter ouvido antes é, não tenha medo de ir com força total com os inimigos. Se o chefe for um personagem que faça sentido ele falar entre as ações dele durante o combate de acordo com a personalidade, é bom colocar uns diálogos justamente pra não ficar muito do "ataca e rola", mas claro, sem virar uma palestra do vilão.
Você pode fazer um combate com estágios, quando o vilão ficar com metade da vida pode assumir uma "forma final", em dado momento do combate ele pode tirar um item mágico de emergência de um baú ou entrar em um túnel cheio de armadilhas.
Se por acaso eles estiverem com um NPC os acompanhando, faça o NPC despertar o empenho dos personagens com uma cena emocionante, envolvendo uma ação dramática (como uma morte altruísta, por exemplo). Além disso, se der pra encaixar na cena, utilize o cenário o máximo que conseguir, talvez até descrevendo coisas que acontecem em paralelo com a batalha dos jogadores (Um feiticeiro está terminando seu ritual enquanto os aventureiros enfrentam seu Dragão de estimação ou seu exército de Mortos). Se os jogadores estiverem numa dungeon, um desabamento sempre é interessante também.
O jeito ideal é se vc fizesse ele ser épico antes de começar; o cenário ser interessante, o encontro ser tenso, coisas assim. Agora, depende muito de contra quantos ele vai acontecer. Um grupo contra um só só vai ser longo e épico se o adversário for devastador. Fazer logo de início pjs se separarem, morrerem, ou ficarem sem recursos para atacá-lo, precisando improvisar. Caso contrário, acredito que vai ser entediante.
Se for contra mais de um, interações realistas entre os adversários, que se uniram pra lutar contra os pjs e dar um destaque pra cada ação feita já seria o suficiente (considerando, é claro, que você desenvolveu esses adversários ao longo da história. Não recomendo envolver qualquer desconhecido numa batalha final).
Ok, vejam o que eu tenho até agora.
O grupo chega em uma caverna por um túnel ao sudoeste, ela é iluminada por cristais mágicos e possui varias estalactites e estalagmites. A caverna tem sua ala norte e sua ala sul divididas por um rio de lava e conectadas por uma ponte. Na ala sul existe um segundo túnel, ao sudeste, de onde os inimigos podem chamar reforços - a menos que os jogadores o bloqueiem. Além disso, na ala sul as paredes soltam jatos de vapor periodicamente, então ficar próximo as paredes pode ser perigoso, mas também oferece uma ótima maneira de se ocultar da visão dos oponentes. Na ala norte existem duas paredes que servem de cobertura para qualquer ataque vindo da ala sul, então combatentes a distância teriam problemas - a menos que cruzassem o rio de lava ou destruíssem as paredes. Na ala norte também existem duas alavancas, uma a oeste e outra a leste. Se ambas forem puxadas, um mecanismo alaga completamente a sala e - como tem lava - a água ferverá cada vez mais.
Os inimigos são draconianos aquáticos e alguns humanos utilizando-se de exoesqueletos movidos a vapor. Quando os jogadores chegarem, verão os dois líderes de cada grupo (os vilões) conversando na ala norte, enquanto alguns capangas ficam na ala sul. Se eles perceberem que os jogadores chegaram, tentaram captura-los primeiro - para usa-los em seu ritual e etc... Se perceberem que tal esforço é impossível, tentaram fazer a invocação de qualquer jeito mesmo. Se tiverem sucesso, acordarão um Dragão Jovem, se falharem parcialmente, acordarão um Dragão Jovem Zumbi, e se falharem completamente, nada acontece.
No caso do dragão ser desperto, quero que a galera ainda tenha chance. Então vou fazer acontecer algo que eu já tava pensando a um tempo. O sacerdote do grupo perdeu a capacidade de realizar magias na ultima sessão por motivos que não vale a pena citar aqui, mas a sua fé tem se mantido forte. Então se o dragão acordar, vou dizer que o deus dele finalmente atende as suas preces e regenera a Vida e Mana do grupo, para assim eles poderem ter uma batalha de verdade.
O que acham?
O cenário tem muitas possibilidades de ação isso pra um grupo de aventureiros na maioria das vezes é mind blowing total, o que é ótimo!
Como eu disse anteriormente, se tiverem acompanhados de um npc, ou se tiver um npc relevante no cenário, use esse NPC para deixar o grupo o mais "animado" possível colocando esse npc em perigo, ou fazendo ele ser parte do tal "Ritual" , enfim, faça o grupo se sentir responsável para salvar a vida do tal npc ( se for um npc que tenha envolvimento com o background de um ou mais jogadores, melhor ainda).
Sobre o lance do deus do tal Sacerdote voltar, eu acho válido, agora ele regenerar vida e mana de todos SÓ EM ÚLTIMO CASO (Tem risco da batalha acabar ficando fácil tendo os jogadores totalmente full).
Mas a idéia em geral está ótima, seus jogadores vão lembrar disso para sempre, A fight for the ages.
É que vê, eles meio que já vão entrar nesse combate com 20 PVs a menos - porque tomaram dano no final da ultima sessão. Sem falar que todas as armas de fogo do grupo estão encharcadas, logo, inúteis. Aí pensei que se depois dos vilões e capangas, eles ainda tiverem que enfrentar um dragão, o negócio ia ficar feio, por isso pensei no deus regenerar a vida e mana. Mas pode deixar, vou mudar isso aí, ao invés dele regenerar TODA a Vida e Mana, ele só vai regenerar o mesmo que uma Poção de Restauração. O que acha?
Além disso, eles estão no Nível 5/Nível 6. Eu deveria usar um Dragão Jovem ou um Dragão Adulto?
Sim, se for de acordo com uma poção de restauração já seria top, eles vão chorar na hora querendo mais (kkkkkkkk) mas pra balancear já é o suficiente.
Se for mesmo um dragão "Zumbi" o Adulto seria interessante, sem sopros. Caso seja um dragão inteiro e a Party esteja com 60% do HP mais ou menos é interessante o Jovem, com eventuais sopros. Se bem que depende muito do Grupo né.
Se tem um cruzado ou lanceiro ou mesmo um Argenteo no Grupo, a batalha já cai bastante o nível de dificuldade. Se tiver um Aesir Xamã porradeiro com Fúria Bestial Ulfhednar e passivas para aumentar o ataque e dano desarmado... Ele sola o Dragão. (kkkkkkkkk).
No meu grupo por exemplo, sempre tem um Patrulheirinho querendo dar alvo específico em olho de dragão pra deixar o bixo cego, maldade ¬¬.
Acho que o único que realmente é Over Power é o Draconiano Guerreiro. Além dele, o grupo tá bem normal - com uma Feiticeira/Espadachim, um Bardo/Sacerdote e um Patrulheiro/Espadachim.
Sobre o dragão, a ideia é que se ele aparecer com força total, é porque os players falharam em impedir seu despertar, então acho que fazer ele ser um adulto pode até ser legal - deixando claro a ideia de que "Vocês fizerem besteira".
Nesse caso, melhor para os jogadores é fugir e para lutar outro dia. Acho que eles são maduros o suficiente para isso, pelo menos o jogador do Sacerdote/Bardo é - vou confiar nele para manter o grupo vivo (até porque, esse corno falou que eu tenho "medinho" de matar jogador, então eu quero mais é que ele se ferre XD kkkkk).
eae sentoki, fiquei curioso, como acabou sua aventura ?
Ainda não aconteceu, logo, ainda estou aberto a ideias para o combate 😉
Li tudo kkkk, como foi o desfecho?
Not yet 😂
Um dos caras esta viajando, então a sessão está em Hold por enquanto.
Você precisa estar logado para comentar.