Bom acho q todos os jogadores de mighty blade sabem do potencial quase infinito do arco voltaico (reaçao sem limite por turno ou rodada etc), combando com certas skills essa reaçao pode chegar a custar 5 pontos de mana, tendo isso em mente fica quase inviavel qlqr feiticeiro pegar outra skill de defesa a não ser essa, por exemplo se pegarmos como comparação a barreira de gelo a qual defende determinada quantidade de dano ( diferentemente do arco voltaico q nega qualquer tipo de dano) ela chega a ser uma magia inutil para alem do mid game, pois so defende uma quantidade igual sua determinação ( a qual dificilmente chegaria proximo do 30) e tambem e limitada a ser usada uma vez por rodada, ou seja se mais de um inimigo focasse em um feiticeiro que dependesse de barreira de gelo dificilmente ele sobreviveria a luta. ta mas qual o ponto? bom eu sugeriria uma balanceada nas skills que o feiticeiro/runico tem o potencial de usar como defesa com o objetivo de dar mais opçoes ao proprio player, e abaixo ao monopolio do arco voltaico.
Bom, você só está esquecendo de alguns detalhes.
Se está falando da "Parede de Gelo", ela é uma Magia de ação em vez de reação;
Tem 60 pontos de vida;
Tem 3x3 Metros então cabe o grupo inteiro atrás dela;
Serve como "Cover" contra magias, já que magias precisam ter seus alvos na linha de visão;
A Parede de Gelo tambem pode chegar ao custo de 5 de mana;
Tem apenas um requisito que é a magia "Congelar";
Ela se "Recupera" ao levar dano por gelo;
Ladinos e Rangers podem usar a parede gelo para combos insanos como "Emboscar" e "Ataque Evasivo".
E sobre o Arco Voltaico, apesar de toda a implicância com a magia, eu não a acho desbalanceada, e existem várias maneiras de "counterá-la" usando elementos do próprio sistema.
Segue link:
https://coisinhaverde.com.br/mightyblade/topico/919
maneiro essas ideias com a parede de gelo de combo, mas no caso tava falando dessa
Barreira de Gelo
Habilidade(Magia) - Reação
Requisito(s): Parede de Gelo, Mente Disciplinada
Mana: 5
Dificuldade da Magia: 10
Custo de Registro: 300 moedas
Descrição: Esta Runa Arcana desenvolvida especificamente para defesa tem um desenho simples e rápido de fazer, e gera uma fina camada de gelo que absorve danos de ataques direcionados contra o conjurador. Sempre que for alvo de um ataque ou magia que cause dano ou perda de vida, você pode utilizar esta Runa. Ela absorve uma quantidade de dano igual à sua Determinação. Se o ataque causar dano por Frio, a barreira absorve todo o dano daquele ataque. Se o ataque causar dano por Fogo, a barreira absorve apenas metade da Determinação do conjurador (arredondado para cima) de dano.
Essa Habilidade pode ser usada uma vez por rodada.
Essa Runa Arcana se dissipa assim que seus efeitos forem desencadeados.
qnd li essa habilidade achei bem irada porem dps de conhecer mais o sistema ela se mostra bem fraca, sendo mais util apenas contra inimigos que usam skills de frio, alem de conseguir diminuir a determinaçao como dano apenas uma vez por rodada.
ps: o custo dela é 10 de mana
Algumas considerações:
Primeiro, Arco Voltaico tem 7 requisitos, enquanto Barreira de Gelo tem 3. É bem mais fácil de ser selecionada no começo da campanha, o que permite que o Feiticeiro tenha muito mais flexibilidade na escolha de suas outras Habilidades. Sim, é possível utilizar Arco Voltaico de um Tomo, mas nesse caso, se o personagem perder o tomo, ele não podem ais contar com a Magia, e vai ter que gastar dinheiro em algum lugar onde possa encontrar um Feiticeiro que possa lhe escrever uma nova versão da magia - o que pode não ser tão simples, dependendo de onde os aventureiros estão.
Segundo, Mana. Um Feiticeiro com Aptidão Elemental e uma Orbe de Cristal não gasta Mana para usar Barreira de Gelo, mas gasta 5 de Mana para usar Arco Voltaico. E Aptidão Elemental é uma Habiidade Avançada. Então, enquanto um Feiticeiro de segundo nível está usando Barreira de Gelo com uma orbe e gastando 5 de Mana, outro com Arco Voltaico (que ele comprou em um Grimório, porque um personagem de segundo nível não tem como ter Arco Voltaico ainda) está pagando 10 Pontos de Mana, o que faz muita diferença no começo do jogo!
Barreira de Gelo tem dificuldade 10 (9 porque o Conjurador precisa de Mente Disciplinada pra selecionar ela). A chance de falhar no teste para conjura-la é baixíssima. A dificuldade de Arco Voltaico é 12, o que significa que ela vai falhar com muito mais frequência.
Finalmente, Arco Voltaico só funciona depois de ser conjurada sobre o Feiticeiro. Se alguém usar um Dissipar Magia nele, ele perde a Runa, e não pode usar Arco Voltaico até gastar um turno pra conjurar ela outra vez. Além de poder ser atacado por inimigos sem poder usar a magia antes que seu turno chegue, ele vai ter que gastar seu próximo turno conjurando Arco Voltaico ao invés de fazer alguma outra ação que poderia beneficiar o grupo. Barreira de Gelo não tem esse problema.
Sim, Arco Voltaico pode ser usada com mais frequência e evita mais dano, mas ela tem uma série de limitações que devem ser pesadas.
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