Eu sou um iniciante e eu estou fazendo uma campanha para jogar com uns amigos, e as minhas duvidas são muitas porque fiz umas mudanças no sistema da terceira edição para se adequar a algumas coisas que eu acho mais interessante, mas não sei se pode dar merda ou não
-eu botei que os feitiçeiros tem acesso a escudo magico, e para eles não ficarem com a habilidades a mais do que as outras classes tirei o manto crepitante, isso pode dar um problema enorme?
-um runico com combate de duas armas é muito op?
-e eu botei um sistema de proficiencia que um jogador pode escolher 3 proficiencias inicial e duas ja vem com a classe dele e a cada nivel adicional ele ganha mais uma proficiencia, eu só quero saber se isso é um sistema de proficiencia razoavel? Desde de ja agradeço
- Pode dar problema? Talvez. Um problema enorme? Não.
- Só fica OP se tu deixar. Se quebrar o jogo, nerfa; se não, deixa.
- Depende de que proficiências tu escolheu, quantas e de como elas funcionam.
Meu conselho?
Não tem porque usar proficiências em MB 3. Se tu quiser saber se tu proficiente em algo, pergunta pro mestre. Se tu quiser se especializar em algo, compra uma habilidade que te dê +1d6 naquilo. Simples, rápido e prático.
Mas no geral, mestra do teu jeito e vê no que dá. Se alguma dessas tuas regras da casa der errado, é só analisar porque deu errado, consertar ou descartar ela e explicar pros jogadores como vai funcionar na próxima sessão.
Complementando as respostas do Sentoki que é um cara safo.
1: Fazer mudanças no teste sempre tem risco. O negócio é ir usando e revisando conforme as sessões se tiver ficado fraco ou forte.
2: Eu acho Manto Crepitante legal, mas não vejo tanto problema na substituição.
3: Eu sou suspeito pra falar de Proficiências porque a remoção do sistema apresentado nas DCs até hoje me deixa triste. Se está funcionando pra vocês, só continue, seguindo o mesmo que falei no 1. Se servir de algo, dá uma olhada nas DC 10 e 11.
obrigado @juban albino e @sentokihanta por sanar as minhas duvidas
Você precisa estar logado para comentar.